Congresso Itinerários Espirituais

Congresso Mariano Internacional

Rumos IX

Realizou-se nos dias 1 a 3 de Setembro o IX Encontro Rumos em Fátima que contou com a participação de jovens em processo de clarificação e opção vocacional. Orientados por uma equipa formada pelos diferentes ramos do Carmelo: dois casais, uma religiosa, um sacerdote e dois animadores, este jovens puderam desfrutar de um acompanhamento bastante personalizado, de forma a ajudá-los a ler os sinais que em cada um lhes vai apontando para uma das grandes vocações: matrimónio, sacerdócio ou vida consagrada. Os jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, com alguma exceção, vão fazendo o seu caminho de descoberta vocacional a fim de darem passos seguros em ordem a uma opção de vida.

Senhora de Fátima nos ombros dos Noviços

Hoje, dia 25 de Agosto de 2017, memória de Santa Maria de Jesus Crucificado, os quatro Noviços num gesto de gratidão e de consagração a Maria, Mãe do Carmelo, transportaram o andor de Nossa Senhora durante a Procissão de Velas ocorrida no Santuário de Fátima.

Início do Noviciado para Quatro Jovens

na Comunidade de Fátima

Com a hora litúrgica de vésperas da festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, teve início o noviciado da Província portuguesa de Nossa Senhora do Carmo, na comunidade carmelita de Fátima. Presidida pelo padre provincial, Pe. Pedro Lourenço Ferreira, a celebração teve o seu ponto alto na tomada de hábito de frei André, frei David, frei Francisco e frei João Pedro. Além das irmãs carmelitas, que desde os seus Carmelos se associaram em oração, os irmãos de diversas comunidades carmelitas de frades e seculares fizeram-se presentes para viver em espírito de comunhão este momento tão especial para os noviços, o mestre, Pe. Vasco Nuno e toda a comunidade formativa. Depois de terem feito a experiência do Rumos e de dois anos de postulantado na comunidade formativa do Porto, enquanto frequentavam o Mestrado Integrado em Teologia no centro do Porto da Universidade Católica Portuguesa, estes jovens iniciam agora um ano especial de formação e vivência do carisma carmelita e teresiano na Domus Carmeli, Fátima.

Lançamento do Livro de Atas

«Congresso sobre a Reforma Teresiana em Portugal»

No passados dia 28 de Março, dia do nascimento de Santa Teresa de Jesus, foi apresentado na Sala de S. Pedro da Universidade de Coimbra, o livro de atas do Congresso sobre a Reforma Teresiana em Portugal, realizado em 2015, ano das celebrações do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus. De tarde, visitou-se o antigo Colégio de S. José, em Coimbra, dos Carmelitas Descalços. A apresentação esteve a cargo do Diretor do Arquivo da Universidade de Coimbra, o Doutor Pedro Paiva. Esta publicação reúne as cerca de 30 intervenções no referido congresso. Desejamos que com esta publicação se possam continuam a aprofundar os estudos da presença da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal. 

Rumos VI

Peregrinação OCDS a Ávila

Dia da Família Carmelita

A família do Carmelo Descalço em Portugal reúne-se todos os anos no dia 10 de Junho para assinalar o seu dia, em diferentes das suas comunidades espalhadas pelo país. Este ano, o encontro realiza-se na Foz do Douro, Porto. Neste Ano da Misericórdia olhamos para o nosso passado em Portugal e recordamos as obras que Deus fez ao longo da historia da nossa presença de padres, irmãs e leigos. Tal como Santa Teresa chamou à sua autobiografia o Livro das Misericórdias do Senhor, assim nós titulamos este encontro: «Ler o Livro das Misericórdias do Senhor». 
O programa foi o seguinte: 
10h00 – Acolhimento e apresentação 
11h00 – Documentário dobre a História dos Carmelitas em Portugal 
11h45 – Reunião por grupos 
13h00 – Almoço partilhado 
14h00 – Convívio 
15h30 – Preparação da eucaristia 
16h00 – Eucaristia 
17h00 – Lanche e despedida. 
As principais actividades do encontro foram transmitidas online na secção multimédia deste site multimedia.carmelitas.pt, a pensarmos naqueles que não podem estar presentes, sobretudo as nossas Irmãs Carmelitas que nos seus conventos de vida contemplativa estão em profunda comunhão com toda a família fundada por santa Teresa e S. João da Cruz. 

XXXI Peregrinação Anual ao Santuário do Menino Jesus de Praga

Encontro Nacional do Carmelo Secular

Decorreu no fim-de-semana de 15 a 17 de Abril de 2016 o Encontro Nacional da OCDS. Contou com 75 menbros que representam as 20 comunidades espalhadas pelo Continente e Arquipélago da Madeira. Este encontro anual diz da força e dinamismo do laicado Carmelita que tem vindo a crescer cada vez mais. Sob o tema "Caminhar na misericórdia", os participantes dedicaram a manhã de sábado à formação e reflexão; durante a tarde prosseguiram, por um lado, com a reflexão, e por outro com a reunião da Assembleia Geral, presidida pelo Provincial, Pe Joaquim Teixeira. 

Destinou-se esta Assembleia a eleger um novo Conselho Nacional visto ter terminado o triénio do seu mandato. Na sequência do excortinio sai eleito para os próximos 3 anos

um conselho formado pelo seguinte elementos:

O presidente do Conselho Nacional,  José Manuel Couto (reeleito) que terá como conselheiros Maria Justina Leão, a Isabela Alexandre Neves e o Gustavo Tato Borges. Foi também eleito o Conselho Fiscal que é presidido por Luciana Nogueira, acompanhada por dois vogais, Fernando Vieira e Nicole Vareta. O Conselho Nacional tem o acompanhamento directo do Delegado Provincial, Pe Alpoim Portugal. Desejamos as maiores felicidades aos novos órgãos do ramo laical da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal. 

© 2017 ocd.