Realizou-se nos dias 1 a 3 de Setembro o IX Encontro Rumos em Fátima que contou com a participação de jovens em processo de clarificação e opção vocacional. Orientados por uma equipa formada pelos diferentes ramos do Carmelo: dois casais, uma religiosa, um sacerdote e dois animadores, este jovens puderam desfrutar de um acompanhamento bastante personalizado, de forma a ajudá-los a ler os sinais que em cada um lhes vai apontando para uma das grandes vocações: matrimónio, sacerdócio ou vida consagrada. Os jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, com alguma exceção, vão fazendo o seu caminho de descoberta vocacional a fim de darem passos seguros em ordem a uma opção de vida.
Hoje, dia 25 de Agosto de 2017, memória de Santa Maria de Jesus Crucificado, os quatro Noviços num gesto de gratidão e de consagração a Maria, Mãe do Carmelo, transportaram o andor de Nossa Senhora durante a Procissão de Velas ocorrida no Santuário de Fátima.
Com a hora litúrgica de vésperas da festa de Santa Teresa Benedita da Cruz, teve início o noviciado da Província portuguesa de Nossa Senhora do Carmo, na comunidade carmelita de Fátima. Presidida pelo padre provincial, Pe. Pedro Lourenço Ferreira, a celebração teve o seu ponto alto na tomada de hábito de frei André, frei David, frei Francisco e frei João Pedro. Além das irmãs carmelitas, que desde os seus Carmelos se associaram em oração, os irmãos de diversas comunidades carmelitas de frades e seculares fizeram-se presentes para viver em espírito de comunhão este momento tão especial para os noviços, o mestre, Pe. Vasco Nuno e toda a comunidade formativa. Depois de terem feito a experiência do Rumos e de dois anos de postulantado na comunidade formativa do Porto, enquanto frequentavam o Mestrado Integrado em Teologia no centro do Porto da Universidade Católica Portuguesa, estes jovens iniciam agora um ano especial de formação e vivência do carisma carmelita e teresiano na Domus Carmeli, Fátima.
A família do Carmelo Descalço em Portugal reúne-se todos os anos no dia 10 de Junho para assinalar o seu dia, em diferentes das suas comunidades espalhadas pelo país. Este ano, o encontro realiza-se na Foz do Douro, Porto. Neste Ano da Misericórdia olhamos para o nosso passado em Portugal e recordamos as obras que Deus fez ao longo da historia da nossa presença de padres, irmãs e leigos. Tal como Santa Teresa chamou à sua autobiografia o Livro das Misericórdias do Senhor, assim nós titulamos este encontro: «Ler o Livro das Misericórdias do Senhor».
O programa foi o seguinte:
10h00 – Acolhimento e apresentação
11h00 – Documentário dobre a História dos Carmelitas em Portugal
11h45 – Reunião por grupos
13h00 – Almoço partilhado
14h00 – Convívio
15h30 – Preparação da eucaristia
16h00 – Eucaristia
17h00 – Lanche e despedida.
As principais actividades do encontro foram transmitidas online na secção multimédia deste site multimedia.carmelitas.pt, a pensarmos naqueles que não podem estar presentes, sobretudo as nossas Irmãs Carmelitas que nos seus conventos de vida contemplativa estão em profunda comunhão com toda a família fundada por santa Teresa e S. João da Cruz.